Colégio Evangélico

Um passado de Glórias e um futuro de Conquistas

A história do município de Alto Jequitibá e da Zona da Mata de Minas Gerais está intimamente ligada a uma instituição educacional que foi implantada e mantida por muitos homens e mulheres que, sem eufemismo, podem ser considerados verdadeiros “heróis da fé”.

Esta obra, plantada nos idos de 1908 em Alto Jequitibá, permanece, após os seus 95 anos de existência, profundamente comprometida com os ideais de construção de um mundo mais justo e fraterno.

Inauguração do Collegio Evangelico com a Banda de Música – 1908

Essa instituição foi iniciada pela D. Constância Nora, esposa do Rev. Aníbal Nora, que, movida pelo sentimento de responsabilidade de ensinar e educar o povo dessa cidade, fundou uma pequena Escola Primária.

Mais tarde, em 1923, foi implantado o Gymnásio Evangélico e, em 1942, foi criado o Colégio Evangélico de Alto Jequitibá.

Inauguração do Gymnasio Evangelico – 1923

Ao longo desses anos esta instituição vem prestando relevantes serviços à comunidade local e de regiões vizinhas, estendendo seus tentáculos a diversas partes do Brasil.

Enfrentando situações desafiadoras, como a distância dos grandes centros, recursos financeiros escassos, limitações tecnológicas, pessimismos e, muitas vezes, a indicação da desistência, nunca se curvaram, desanimaram ou sucumbiram diante das evidências e da lógica humana, pois sabiam que “onde há boa vontade e motivação não existem dificuldades”.

Em 1930, o café, principal produto da região, sofreu uma grande desvalorização, gerando, de um dia para o outro, um forte esvaziamento do Gymnásio Evangélico que, com isso, quase fechou.

Direção e Corpo Docente do Colégio Evangélico de Alto Jequitibá – 1957

Nesta ocasião, o grande Educador Rev. Cícero Siqueira se manifestou dizendo: “Esta é uma hora de luta, enfrentemos a batalha com fé, orando para que Deus nos dê sabedoria e orientação.” A despeito das adversidades, a obra prosseguiu em sua trajetória vitoriosa. Na década de 50, implantou o Curso de Contabilidade e na de 60, a Escola Normal para formação de professores.

Por motivos diversos, o Colégio Evangélico encerrou suas atividades em 1965. No ano seguinte, foi criada a Escola Estadual Rev. Cícero Siqueira, assumindo o Estado a responsabilidade pelo seu funcionamento.Os internatos se mantiveram em operação até 1998.

Ed. João Carlos Heringer – Alojamento principal nos primeiros anos do CE

Ao longo de sua existência, essa instituição preparou gerações para enfrentarem, com dignidade, os desafios de um mundo em rápida transformação, sendo grande o número de alunos que galgaram posições de destaque em suas comunidades e, alguns deles, com projeção nos cenários estadual e nacional.

Edifício da Praça – 2º Alojamento do CE e internos e internas do CE

Neste contexto, surge nesse novo milênio a APCE, entidade constituída com o propósito de resgatar e dar continuidade aos propósitos e valores do antigo Colégio Evangélico de Alto Jequitibá, qual seja a de contribuir para o desenvolvimento cultual e educacional da presente geração