História da APCE

Uma Instituição Centenária a Serviço da Comunidade

A história da IPAJ – Igreja Presbiteriana de Alto Jequitibá, a ‘Antioquia do Leste de Minas’, está indelevelmente marcada na história da Igreja Presbiteriana do Brasil, pois foi ali, no interior de Minas Gerais, que em 1950 o Supremo Concílio promulgou a Constituição de nossa IPB. A história desta igreja é marcada, ainda, por uma instituição, implantada nos idos de 1908, que, após mais de 100 anos de existência e passando por diversas transformações, continua profundamente comprometida com a proclamação do evangelho de Cristo e com os ideais de construção de um mundo mais justo e fraterno.

Essa instituição foi fundada por iniciativa da D. Constância Nora, esposa do Rev. Aníbal Nora, que, movida pelo sentimento de responsabilidade para com o ensino e a educação das crianças daquela cidade, iniciou, em sua Casa Pastoral, uma pequena Escola Primária. Já no primeiro ano de funcionamento atendia cerca de 70 alunos. Esta Escola foi o embrião do que viria a ser o Gymnásio Evangélico, implantado em 1923, contando com o apoio do então Mackenzie College de São Paulo. O lema do Gymnásio era: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”.

Em 1929 chegava para pastorear a igreja o Rev. Cícero Siqueira, encontrando o Gymnásio em profunda crise financeira, face aos efeitos da “Grande Depressão” que assolava a economia mundial. Desafiado a prosseguir com a obra educacional, empenhou-se na recuperação desta instituição. Em 1942, ela foi transformada no Colégio Evangélico de Alto Jequitibá, dispondo de internatos masculino e feminino, tendo alcançado nos anos 40, 50 e 60 uma projeção que a colocou como uma das mais respeitáveis e consagradas instituições de ensino de Minas Gerais.

Durante este período de sua história, formou gerações de cidadãos brasileiros, vindos de várias partes de nosso país, os quais, até hoje, têm esta instituição como um referencial na formação de homens e mulheres responsáveis e comprometidos com princípios éticos, culturais, cívicos e cristãos. Muitas vocações ministeriais foram forjadas e desenvolvidas nesta instituição.

Em 1966, face a inviabilidade de sua manutenção, o Conselho da IPAJ decidiu transferir para o Estado de Minas Gerais a área de ensino desta instituição, o que resultou na criação da Escola Estadual Rev.Cícero Siqueira. No ano de 2000 decidiu, ainda, criar a APCE – Associação Presbiteriana Cultural e Educacional, buscando aproveitar as amplas instalações que abrigavam o antigo internato do Colégio, para desenvolver atividade de diversas naturezas, tais como: sediar acampamentos, congressos, conferências, encontros de famílias, promover cursos e treinamentos, hospedar ex-alunos, apoiar os eventos da IPAJ, servir à comunidade local, dentre outras.

As instalações da APCE, desde a sua criação, vêm sofrendo profundas transformações, buscando modernizar e ajustar sua infraestrutura para o atendimento aos seus usuários, em conformidade com as suas finalidades e objetivos. Desde então, vêm acolhendo eventos organizados por diversas igrejas evangélicas, constituindo um verdadeiro “campo missionário” a serviço do Reino, onde muitas vidas têm ouvido a Palavra de Deus e alcançadas pelo evangelho de Cristo.

Dentre as atividades que atualmente são desenvolvidas com regularidade pela APCE encontram-se: a hospedagem de acampamentos de diversas igrejas evangélicas; hospedagem do Encontro de Casais Com Cristo do Leste de Minas; apoio a eventos sinodais, presbiteriais e de igrejas locais; o Projeto Atletas de Futuro, voltado a cuidar de crianças e adolescentes através do esporte; o apoio ao Colégio Estadual Rev. Cícero Siqueira em suas diversas atividades extra-classe; apoio ao Projeto de Artesanato envolvendo a comunidade local; apoio a eventos desenvolvidos pela municipalidade; dentre outras.

Suas instalações têm sido utilizadas para abrigar a tradicional Festa de Setembro da IPAJ, e recentemente, abrigou o Encontro Sinodal da Família, com a presença de aproximadamente 2 mil pessoas, que utilizou seu auditório para cerca de 700 pessoas, sua quadra coberta com telão, campo de futebol e demais instalações. Sua capacidade atual de hospedagem é da ordem de 500 pessoas, com disponibilização de alguns quartos, alojamentos, dormitórios, dispostos em dois edifícios. Possui uma ampla cozinha e refeitório, com capacidade para atender até mais de mil pessoas, além de banheiros reformados, piscinas para adultos e crianças, churrasqueira, salas para reuniões, Museu do Colégio, cantina, e demais instalações de suporte a eventos.

A APCE possui uma localização privilegiada, estando a 18 km do Parque Nacional do Caparaó e distando das cidades de Juiz de Fora (280 km), Vitória (230 km), Belo Horizonte (310 km), Governador Valadares (210 km) e Rio de Janeiro (410 km).